Como usar o Instagram para divulgar meu escritório de advocacia?

O Instagram pode ser uma maneira eficaz de conectar advogados a possíveis clientes em questão de minutos. Além de ser a rede que mais cresce no mundo, o Instagram concentra um público bem diversificado e dá, sim, para conseguir clientes por lá. É só elaborar uma campanha com conteúdos direcionados para ver a mágica acontecer.

É preciso estar atento a algumas dicas e técnicas para saber como “conversar” com o público.  A primeira coisa a se levar em conta é que trata-se de uma rede voltada para fotos e vídeos. Links só podem ser compartilhado após o alcance da marca de 20 mil seguidores. Logo, será difícil você obter espaço para difundir links com aquele seu artigo maravilhoso de 20 mil caracteres.

A tática do Instagram é usar imagens ou vídeos curtos e chamativos que conversem com o que seu cliente deseja. Use de pequenas frases ou dicas breves sobre assuntos relevantes. Você também pode divulgar eventualmente algo sobre a cultura da sua empresa, os eventos que participa e situações que sirvam de exemplo.

Mas apenas isso não é suficiente, caso contrário você corre o risco de ficar falando para ninguém. Para garantir que ele verá seu conteúdo, precisaremos investir tempo e, se possível, alguns recursos financeiros.

Veja como usar técnicas de comunicação para seu escritório de advocacia bombar no Instagram:

1 – Pesquisar por hashtags com o Instagram

Uma das formas mais eficazes de se realizar buscas no Instagram é pela hashtags. Elas funcionam como um centralizador de conteúdos, possibilitando que você encontre assuntos similares ao seu interesse. Dessa forma, você poderá encontrar pessoas interessadas na sua área de atuação.

A partir disso, é só produzir artigos, textos, notícias ou demais conteúdos que satisfaçam o interesse do seu potencial cliente. Isso pode fazer com que ele (ou outros que estão passando por situação semelhante) lhe encontre e goste dos seus serviços.

Experimente procurar por assuntos que tenham vínculo com o seu cliente. Quais as reclamações que mais ouve na sua área de atuação? Qual é o tipo de pessoa que mais procura seus serviços? Quais são os casos mais comuns que já defendeu?

Para saber como buscar por hashtags, siga o passo-a-passo abaixo:

  1. Faça login na sua conta comercial no Instagram e toque na lupa para começar sua busca.
  2. Agora, pense nas hashtags que seus clientes em potencial usariam em um post no Instagram.
  3. Execute uma consulta de pesquisa para exibir todas as imagens ou vídeos marcados com uma dessas hashtags.

Por exemplo, um advogado especialista em Direito do Consumidor pode encontrar usuários pesquisando por nome de empresas e associando termos negativos. Por exemplo: #descaso #vivo ou #faltaderespeito #netcombo. Fazendo isso, há grandes possibilidades de você se deparar com uma enxurrada de pessoas que estão reclamando de algo. A partir disso, passamos ao segundo passo.

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Usar hashtags é fundamental no Instagram

Uma dica rápida e gratuita para fazer essa pesquisa é a ferramenta de busca de hashtags da Postcron.

2 – Procure por postagens recentes e locais

O próximo passo é classificar esses os resultados da busca para encontrar pessoas localizadas perto de você e que recentemente estiveram envolvidas em algum fato. Com essa informação, você poderá produzir um conteúdo altamente específico, voltado para aquela pessoa e outras que compartilhem do mesmo problema na região. Troque da aba “Posts mais populares” e vá para os “Posts recentes”, de modo que você só veja as mensagens que foram criadas recentemente.

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A maioria dos usuários costuma usar os serviços de localização do Instagram

Em seguida, você precisará determinar se algum desses usuários do Instagram está por perto. Faça isso tocando em cada foto e procurando em seu nome de usuário para ver se há um local listado. Se não houver, seleciona seu nome de usuário para ver se sua localização está incluída em seu perfil, o que é bastante comum.

Você também pode usar dois dedos para ampliar a foto e observar mais de perto algum detalhe que ajude na conclusão. Pode demorar um pouco para encontrar alguém que esteja perto de você, então seja paciente. Mas tudo bem se não encontrar também, o  trabalho de marketing do advogado pode fluir da mesma maneira.

Já usa o Facebook na sua estratégia de marketing? Então pegue essas dicas matadoras e conquiste novos clientes para seu escritório de advocacia. 

3 – Siga pessoas que possam se interessar pelo seu trabalho

Depois de localizar alguém próximo e produzir conteúdo direcionado, chegou a hora de passarmos ao passo mais difícil: a divulgação no Instagram. Essa etapa é complicada em razão das limitações impostas pelo Código de Ética da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB.

Em hipótese alguma você  poderá entrar em contato com o potencial cliente oferecendo seus serviços. Isso pode ser caracterizado como infração às normas da Ordem e gerar uma severa punição para o advogado. Não é válido comentar na postagem do seu potencial cliente oferecendo soluções, pois isso pode ser enquadrado na mesma infração listada logo acima. Não faça essa tipo de publicidade: deixe que ele lhe encontre e peça mais informações sobre seu serviço.

Certo, mas se não posso atuar ostensivamente na captação de clientes, então como eu farei para conseguir trazer interessados? A primeira fase é tentar angariar aquele pessoa com problema para tornar-se sua seguidora. Siga ela e torça para que siga de volta. Como isso costuma ocorrer com frequência no Instagram, então você poderá conquistar vários potenciais clientes assim.

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Divulgar assuntos de interesse do seu potencial cliente é uma estratégia eficaz

Se o seu trabalho for bem feito, essas pessoas vão entrar no seu perfil, curtir e começar a difundir suas publicações, fazendo com que sua rede de contatos aumente. Consequentemente sua mensagem se espalha e há mais chances de encontrar pessoas dispostas a fechar contrato com seu escritório de advocacia.

4 – Reserve um dinheiro para campanhas segmentadas de público

Além da estratégia de seguir, há uma  técnica que vai lhe exigir alguns poucos recursos financeiros e muita expertise, mas que dará resultados expressivos. O Facebook, que é o dono do Instagram, possui ferramentas de marketing poderosíssimas e altamente direcionadas. Dá para fazer uma segmentação de público bem caprichada e mandar ver na divulgação daquele seu post interessante. Como o seu potencial cliente já usou as hashtags que você pesquisou, é bem grande a chance de ele se deparar com seu conteúdo na linha do tempo dele.

Se o seu post estiver dando uma dica que eles acharão útil,  você vai ganhar um seguidor e potencial cliente para seu escritório de advocacia. Por exemplo, uma vítima de um roubo de dados digital pode querer a orientação de um advogado para saber o que fazer para se defender do estelionatário. Tenha em mente que em muitos casos você pode não fechar contrato ali e oferecer apenas uma orientação básica. Mas pode ter certeza que aquela pessoa passará a confiar no seu trabalho e poderá lhe contratar em uma oportunidade futura.

Separe um percentual do seu faturamento para esse tipo de ação patrocinada. Comece com pouquinho, R$ 50 ou R$ 100, para testar e encontrar as melhores práticas. Quando se sentir seguro e começar a observar os resultados, ainda que tímidos, é hora de ir aumentando o valor. Lembre-se sempre de gastar apenas um percentual sobre o seu lucro para que não tenha prejuízo. Isso é o que chamamos de “retorno do investimento” ou, também conhecido, como ROI (Return of Investment). Não faz sentido gastar R$ 5.000 para trazer um cliente que só lhe deu R$ 1.500 de retorno financeiro. Se for o contrário, contudo, passa a ser bem vantajoso, por isso o jeito é analisar caso a caso.

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O gerenciador de anúncios do Instagram é o mesmo do Facebook: pouco amigável.

Quando seu potencial cliente entrar em contato e pedir mais detalhes, você pode convidá-lo a tomar um café no seu escritório ou marcar uma conferência para debater o caso. Essa é uma abordagem muito melhor do que simplesmente sair por aí fazendo spam com seu número de telefone ou e-mail, além de estar dentro de todos os padrões de ética aceitos.

5 –  Como fazer uma campanha de marketing efetiva?

Usando estes métodos de marketing para escritórios de advocacia, advogados podem conhecer pessoas via Instagram que atualmente estão precisando de seus serviços jurídicos. Os exemplos mostrados acima revelam como advogados de qualquer área de atuação podem encontrar novos clientes. Basta que para isso tenha conhecimento, criatividade e disposição para tirar as ideias do papel.  A estratégia das hashtags, por exemplo, é uma excelente forma de ter ideias para seus conteúdos – seja porque os potenciais clientes querem saber, seja porque os seus concorrentes podem já estar fazendo algo.

Se você não sabe por onde começar, peça uma orientação da equipe do site Marketing para Advogados. Nós temos um time de profissionais multidisciplinares que poderá atender qualquer demanda sua por produção de conteúdo, criação de sites otimizados, gestão de redes sociais, produção de vídeos e outras ações comunicacionais. Clique aqui e mande uma mensagem para nós.

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About Alveni Lisboa

Jornalista, especialista em marketing digital e SEO expert. Criador e redator do site Marketing para Advogados. Trabalha com comunicação voltada para escritórios de advocacia há 7 anos. Atua como consultor em Comunicação, redator SEO, gestor de sites e criador de conteúdo para mídias sociais.

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