7 dicas de marketing para conquistar mais clientes para seu escritório de advocacia

Escritórios de advocacia e advogados, às vezes, caem na armadilha de acreditar que seu conjunto de habilidades e reputação são suficientes para manter um fluxo constante de clientes. Isso pode ser verdade quando se tem anos de estrada ou muita fama, mas, na maioria dos casos, os negócios e o lucro do escritório de advocacia podem ser melhorados com uma sólida presença online.

O marketing pode ajudar seu escritório de advocacia a se destacar do resto e atrair novos clientes. Pode dar-lhe um impulso nos resultados do Google e outros motores de pesquisa, permitindo que seu site seja encontrado pelo seu público-alvo e, assim, comunique-se com potenciais clientes. Ainda que você atue de forma individual, você precisa de marketing para torna-se conhecido. E eu posso garantir que se você terá sucesso se seguir as dicas aqui descritas.

Pronto para começar? Confira essas 7 dicas de marketing para conquistar mais clientes para seu escritório de advocacia que ajudarão você a construir sua presença on-line e a conquistar mais clientes.1.

1. Tenha site, redes sociais e presença online

A primeira coisa que você deve fazer, caso ainda não tenha, é desenvolver um site institucional. Mais do que uma simples página estática, o seu site deve oferecer informações sobre seus serviços, os profissionais que integram a equipe, os casos de sucesso, além de notícias, artigos e conteúdos de qualidade.

Isso por parecer muita coisa – e é mesmo – para se gerenciar além do relacionamento físico com o cliente e a produção diária de peças advocatícias, mas manter um site é o primeiro passo para trazer mais clientes. Considere que sua página na internet será o seu endereço virtual, uma forma de o seu cliente encontrá-lo na rede mundial de computadores. Afinal, hoje em dia é tão barato criar e manter um site que não tê-lo pode gerar desconfiança no seu cliente.

Além disso, deve-se investir também em redes sociais e em sites parceiros ou de serviços que tenham relação com a sua área de atuação. Ter uma página no Facebook é essencial e um perfil no LinkedIn também pode ser bastante proveitoso. Para quem está começando, por exemplo, uma dica interessante é manter um perfil profissional no JusBrasil, local onde usuários costumam buscar por advogados para tirar dúvidas e solucionar problemas.

2. Invista na produção de conteúdo

Apenas estar presente online não é o suficiente para garantir o interesse do seu potencial cliente. O advogado precisa entregar conteúdo de qualidade para o seu público. Por isso, é sempre bom estar atento a fatos do cotidiano para usar como ganchos para a produção de textos ou materiais audiovisuais.

Conteúdo valioso e de qualidade pode ter várias formas. Artigos acadêmicos, comentários jurídicos, textos jornalísticos, vídeos informativos, e-books, guias e cartilhas são apenas alguns dos exemplos de conteúdo que você pode e deve entregar para as pessoas. A estratégia de Marketing de Conteúdo é fundamental para convencer o seu leitor de que você domina o assunto e, principalmente, de que se importa com ele a ponto de entregar algo grátis.

Quanto mais conteúdo valioso você tiver – e se ele for disponibilizado com relativa frequência – mais você fideliza o seu leitor. O valor é sempre bom, porque mantém as pessoas voltando para você. Criar conteúdo pensado fará com que seus clientes achem o que estão procurando desesperadamente. Ainda que aquela pessoa não o contrate, ela está ajudando a fortalecer sua marca, o que será positivo do ponto de vista comunicacional e para os mecanismos de busca.

Você pode, por exemplo, desenvolver uma página de perguntas e respostas mais comuns – FAQs, que ajuda a responder dúvidas mais comuns que seus clientes costumam ter. Se você é capaz de escrever respostas sucintas, você pode até mesmo ter sua resposta aparecendo com destaque no Google, o que certamente levará uma enxurrada de pessoas para seu site.

Hoje, os mecanismos de busca dão prioridade para sites que possuem alimentação constante de conteúdo e que retenham o público por bastante tempo na página. Por isso, dá-se preferência a textos de fácil leitura e compreensão, vídeos explicativos, manuais com passo-a-passo ou guias com dicas como este que você está lendo.

Se você não tem tempo para se dedicar a isso, pode contratar um profissional ou uma agência de comunicação para desempenhar esse trabalho. Para saber mais, clique aqui para saber mais sobre isso.

3. Crie páginas especializadas para cada serviço

Muitos escritórios de advocacia têm várias especialidades ou oferecerão serviços diferentes. Isto é verdade até para escritórios de advocacia hiper-especializados. Isso porque mesmo um único ramo de atuação pode se desdobrar em outros menores, porém igualmente importantes para informar o seu potencial cliente.

Aqueles que se especializam em direito de família, por exemplo, podem oferecer serviços de divórcio, acordos pré-nupciais ou pós-nupciais, planejamento imobiliário ou acordos de custódia. Todos eles se enquadram em uma categoria de família ou direito matrimonial, mas são especialidades distintas e as pessoas que procuram por esses serviços específicos querem encontrá-los rapidamente.

Outro exemplo: o escritório Jacoby Fernandes & Reolon Advogados Associados trabalham com licitações e contratos, mas oferecem uma gama de serviços que se desmembra dessa temática. Defesa de servidor público que responde a processo administrativo, acompanhamento da fase de lance dos pregões, impugnação de edital, entre outras atividades.

Para obter melhores resultados, deixe cada especialidade clara, em uma página específica do seu site e em um menu suspenso ou em um menu de clicável, conforme mostrado no exemplo abaixo. É interessante que o usuário já possa navegar nas áreas de atuação logo na sua homepage.

dicas de marketing para advogados

Se você se anuncia como um escritório de advocacia penal e o usuário chega ao seu site procurando ajuda para se defender, é provável que ele saia da sua página caso não encontre imediatamente o que está procurando de uma forma clara e rápida. Facilite a vida dele, não dê ao seu futuro cliente essa chance. 

Tenha páginas de destino e seções dedicadas em seu site para cada um dos seus serviços especializados. Detalhe o que você faz e como você pode ajudar. Isso não apenas aumentará as taxas de retenção em seu site e obterá mais contatos, mas também terá mais espaço para otimizar palavras-chave para cada área específica da prática.

4. Transmita seus valores e sua personalidade

Seja você um advogado individual ou uma sociedade de profissionais do Direito, a marca precisa transparecer os seus valores e a sua personalidade. Isso geralmente está ligado à sua declaração de missão e valores, que precisa constar no seu site, e é uma das maiores ferramentas que você tem quando procura se destacar da concorrência.

Mas esse reflexo do valores institucionais vai muito além disso. A sua logomarca, o brasão, a paleta de cores e o design do seu site também vão comunicar muito sobre quem você é. Se você atua com Direito Cibernético, por exemplo, não pode deixar de usar imagens e fotos na sua página que remetam a computadores, internet e modernidade. Já pensou se o seu cliente entra no seu site e se depara com uma imagem de máquina de escrever? Vejamos alguns exemplos de escritórios de advocacia com marcas fortes:

Alguns escritórios optam por criar slogans ou frases de efeito para representar a instituição. Isso é válido desde que não seja algo brega, exagerado e que reflita, verdadeiramente, o que o advogado pensa.

O primeiro exemplo vem do YLaw Group . Eles são uma banca de advocacia internacional que tratam de um assunto sério, porém com uma linguagem mais leve para deixar o leitor um pouco mais à vontade. Com o uso de trocadilhos inteligentes e imagens de alta qualidade, eles conseguem despertar o interesse para que você queira saber mais. Sua seção “destaque em” confere credibilidade instantânea para contrariar dúvidas que você possa ter com a estranheza.

dicas de branding firma de advocacia

Se você possui um escritório mais tradicional, pode seguir um caminho próprio. Use uma linguagem mais sóbria e imagens que transmitam seriedade, profissionalismo e conquistas.

A maioria dos escritórios advocatícios que atua em áreas altamente especializadas costumam cultuar o “valor da experiência” e da expertise. A própria página da internet já comunica isso para o usuário. Quando você chega a um site como este, não está em busca de um advogado qualquer, mas, sim, de alguém altamente especializado – que certamente cobrará valores mais elevados e oferecerá um atendimento único.

Isso tudo sem esquecer do principal fator: que é dizer porque você se diferencia dos seus concorrentes. Tente sempre responde a esta pergunta: o que você tem que me faria contratá-lo em vez do seu colega?

5. Incluir vídeos para criar confiança e empatia

As imagens podem ajudar a melhorar sua marca, mas o vídeo pode realmente vender o negócio e conquistar novos clientes em potencial. A maioria das pessoas tem dificuldade de entender algo que não enxergam, então porque não usar isso a seu favor?

Use e abuse de imagens que transmitam suas ideias, áreas de atuação, valores, entre outros. Se a sua estrutura física for bonita, use-a como atrativo para chamar clientes. Se é o seu currículo que vale, então dê ênfase nas suas habilidades mostrando cases ilustrativos de sucesso.

Uma ótima forma de fazer isso é com a gravação de vídeos. O vídeo é naturalmente uma forma envolvente de prender o seu leitor. Tê-lo nas redes sociais e no seu site pode facilitar a criação de um relacionamento rápido com clientes em potencial. Isso é crucial, porque os advogados pertencem a uma das profissões menos confiáveis do país. Além disso, eles costumam reduzir as taxas de rejeição do seu site e ainda elevam o tempo que o usuário permanece na sua página, sendo muito importante para elevar sua páginas no ranking dos mecanismos de busca.

Vídeos podem ajudá-lo a criar empatia com o público e ainda são uma ótima forma de mostrar que você domina aquele assunto. Eles permitem a transmissão de questões emocionais e de várias expressões não verbas que ajudam a convencer o espectador. Ver alguém falando sobre questões que são importantes pode fazer o possível cliente marcar uma reunião com você. Isso ocorrer logo no início da trajetória, logo na primeira vez que ele acessa o seu site, ou a longo prazo, mas você certamente vai querer que o cliente confie em você logo de cara.

Hoje em dia, qualquer pessoa pode produzir um vídeo atrativo. Basta um celular com câmera, uma conexão com a internet e um roteiro bem definido para a mágica acontecer. É claro que, se o material possuir uma boa edição e algumas técnicas comunicacionais, ele vai se diferenciar dos demais, mas isso não é pre-requisito para fazer sucesso.

6. Comentários e depoimentos

Outra tática excelente que você pode usar para criar confiança com os clientes em potencial é obter e divulgar depoimentos de clientes. Entre em contato com clientes anteriores e peça que eles enviem um depoimento curto (de 4 a 5 linhas) ou faça avaliações do seu trabalho no Google, no LinkedIn ou em um formulário on-line. Peça autorização prévia e publique essas avaliações em uma página de depoimentos de clientes em seu site. Mas lembre-se de só fazer isso se tiver o consentimento do cliente, já que violar a privacidade dele pode jogar por terra a confiança que recebeu.

Se você está duvidando da importância dos comentários, veja os resultados da pesquisa abaixo. Apenas com base nas informações disponíveis, qual empresa você provavelmente verificaria ou contataria primeiro? Eu vou afirmar com toda certeza que não é a empresa com duas estrelas ou menos estrelas, acertei?

dicas de marketing firma de advocacia

Comentários são ferramentas poderosas, principalmente quando eles surgem naturalmente e de fontes confiáveis. É muito mais provável que as pessoas confiem no que as outras pessoas têm a dizer sobre você do que na propaganda que você faz. Apresentando depoimentos de clientes com destaque, você estará se diferenciando do começo.

7. Invista em publicidade paga

O marketing orgânico e a construção da marca são ótimos (e jamais devem ser ignorados a qualquer custo), mas às vezes não é o suficiente para ir ao topo da busca. O trabalho orgânico é mais duradouro, mas pode demorar demais para lhe trazer o resultado imediato que você anseia.  Por causa disso, a publicidade paga é uma das ideias de marketing que uma empresa de advocacia ou um advogado independente pode adotar com mais eficácia e velocidade.

O Google AdWords, em particular, é uma excelente plataforma para escritórios de advocacia. Você pode criar anúncios que serão exibidos a usuários que pesquisam consultas específicas, permitindo que apareça no topo dos resultados de pesquisa quando clientes em potencial estiverem procurando ativamente por você. Veja:

Como a contratação de um advogado geralmente ocorre apenas quando já existe a necessidade, o AdWords é a melhor plataforma para os escritórios de advocacia investirem. Você pode até melhorar seus resultados executando campanhas com grupos de anúncios , criando cópias relevantes e ofertas para nichos específicos de seu público.

Outra excelente solução é criar campanhas no Facebook Ads. É possível segmentar o público e entregar o conteúdo desejado apenas para aquelas pessoas que tem maior probabilidade de gostar de suas publicações. É possível, por exemplo, direcionar postagens para usuários que visitaram seu site recentemente, mas não entraram em contato. Isso pode dar a eles o empurrão de que precisam para ligar e combinar um horário com você.

Conclusão

Uma combinação de marca forte , otimização de mecanismo de pesquisa e conteúdo de construção de confiança ajudará seu escritório de advocacia a se destacar de seus concorrentes. Use essas sete dicas de marketing para não só obter mais tráfego para o seu site, mas para ser mais persuasivo e trazer clientes para seu negócio.

Precisa de ajuda para criar ideias de marketing para escritórios de advocacia? Nós temos a solução que você precisa. Envie-nos uma mensagem e saiba mais sobre o que podemos fazer por você.

O que você acha? Quais ideias de marketing para escritórios de advocacia você usa para o seu negócio? Quais dicas que demos você vai usar? Compartilhe suas dúvidas e sugestões nos comentários abaixo!

Siga-nos e curta nossas postagens:

About Alveni Lisboa

Jornalista, especialista em marketing digital e SEO expert. Criador e redator do site Marketing para Advogados. Trabalha com comunicação voltada para escritórios de advocacia há 7 anos. Atua como consultor em Comunicação, redator SEO, gestor de sites e criador de conteúdo para mídias sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *