5 estratégias de marketing para advogados aplicarem em 2019

Como os escritórios de advocacia podem trazer tráfego para seus sites, receber mais ligações telefônicas e ganhar reconhecimento para expandir seus negócios? Essa é a dúvida que muitos advogados tem em 2019 e precisam implantar estratégias de marketing se desejam atrair mais clientes.

Com base na minha experiência em trabalhar com advogados e escritórios de advocacia, além de outros setores, posso dizer que a confiança é fundamental para o sucesso de suas campanhas de marketing online. Seu plano de comunicação e marketing deve começar com a construção de uma marca e um site bem ajustados, com um layout atrativo e conteúdo diferenciado. Isso, é claro, aliado a outras técnicas e estratégias contínuas vão ajudar a transformar os visitantes da sua página em clientes fiéis. É importante estar sempre na frente e aparecer para o cliente quando ele mais precisa de você.

Neste texto, vamos discutir cinco estratégias de marketing que podem ajudar seu escritório de advocacia, ou você mesmo, se for advogado autônomo, a alcançar novos clientes neste ano de 2019:

1. Otimize seu site

Um site precisa ser mais do que uma página inicial. Não pode ser estática e só conter apenas informações de como “entrar em contato conosco”. Deve ser uma ferramenta poderosa que convença e converta visitantes em clientes.

Ao projetar o layout para o seu site, a primeira coisa a se perguntar é: Quais são meus clientes? Quem é meu público-alvo que está procurando por um escritório de advocacia como o meu?  Em outras palavras, o que faria você escolher aquele advogado para cuidar da sua causa?

Não importa qual o estilo que você vai adotar. Pode ser moderno, clássico, retrô, isso não importa neste momento. É importante apenas que esse visual passe uma mensagem sobre você, seus valores e sua filosofia de trabalho.

Do ponto de vista técnico, o que todos os sites de advocacia devem ter é:

  • logomarca e identidade visual correspondente;
  • linguagem clara e objetiva, sem juridiquês;
  • rapidez no carregamento (seus clientes em potencial estão procurando informações e querem para agora!);
  • navegação fácil, independentemente do dispositivo que está sendo visualizado.

Torne-o compatível com dispositivos móveis

Lembre-se: seus clientes não estão apenas usando desktops, também conhecidos como computadores de mesa. Muitos deles também estão usando dispositivos móveis, como celulares e tablets, para procurar informações sobre advogados enquanto estão em deslocamentos no trânsito, aeroportos, táxi, salas de espera, filas, entre outros.

A página da internet deve ser adaptada a celulares, tablets e outros dispositivos móveis.
Seu site deve ser bem visualizado em qualquer dispositivo

Certifique-se de que seu conteúdo seja fácil de ler nas telas menores. Assim como no layout tradicional, seu site para celular devem incentivar os leitores a entrar em contato com você. Certifique-se de que seu número de telefone está sendo exibido de maneira visível. Considere torná-lo um botão para que os visitantes precisem apenas clicá-lo.

Adicionar algum comando de telefone na parte inferior de suas páginas de serviço e postagens de blog é outra maneira de incentivar os visitantes de seu site a entrar em contato com você. Também é um ótimo lugar para oferecer um recurso gratuito ou um link para um formulário de contato, pois eles podem estar na fase de pesquisa de serviços.

Apresente seus conhecimentos

Análise competitiva e pensar como seu cliente-alvo ajudará você a criar um recurso útil e informativo. Para se posicionar como um especialista, umaresposta frequente faz perguntas e compartilha informações sobre tópicos relevantes relacionados à sua área geográfica e áreas de atuação. Em outras palavras, seja o centro de informações legais.

Ofereça conteúdos valiosos: valor de oferta

Se as pessoas saírem da página assim que entraram, haverá uma chance maior de um mecanismo de pesquisa reduzir sua pontuação de relevância para essa palavra-chave ou campanhas de publicidade. Atraia visitantes para o seu site e incentive-os a clicarem mais e mais, bem como a permanecer na sua página.

Os vídeos são uma ótima maneira de manter os visitantes engajados e reduzir as taxas de rejeição. Considere conteúdo de vídeo, como depoimentos de clientes ou perguntas e respostas com um advogado do seu time. Você pode, ainda, investir na criação de um vídeo explicativo animado sobre sua área de atuação ou serviços que oferece.

Outra maneira de compartilhar conteúdo é por meio de uma lista de verificação ou guia para download. Essa é uma ótima maneira de coletar endereços de e-mail para sua próxima campanha segmentada, mantendo seus contatos (leads) no funil correto de informação.

Todo o seu conteúdo deve fornecer informações úteis e ricas em palavras-chave, que estabeleçam sua experiência e que atraiam os mecanismos de pesquisa com as práticas recomendadas de SEO orgânico.

2. Crie uma estratégia de marketing de conteúdo

Além de vídeos e conteúdo para download, o estabelecimento de uma forte estratégia de marketing de conteúdo pode ajudar você a construir uma reputação on-line positiva e se beneficiar dos mecanismos de busca. Uma maneira de fazer isso é criar backlinks confiáveis. Crie conteúdo em seu website que aponte para outras páginas do seu site como recursos adicionais, como press releases e postagens de blog.

backlinks devem integrar a estratégia de marketing do advogado
Conseguir bons backlinks é fundamental para o site do seu escritório de advocacia.

Você pode entrar em contato com essas páginas linkadas e perguntar se elas poderiam retribuir o favor. Ou, caso tenha uma equipe especializada na produção de conteúdo, pode contribuir com artigos e matérias para outros sites. Isso pode ajudar a direcionar o tráfego de volta para seu próprio site, além de fornecer informações úteis que podem gerar confiança com clientes em potencial. Assim, ambos saem ganhando e ficam felizes.

Quando algum site com bastante reputação e autoridade aponta link para sua página, automaticamente a reputação dele soma para a sua. Não é algo instantâneo e direto, mas que tem um bom impacto nos mecanismos de busca. Se a Folha de S.Paulo, por exemplo, que é considerado um dos maiores e mais importantes veículos de comunicação, coloca seu site como referência de um conteúdo, é claro que os leitores vão considerar sua página como uma ótima e confiável fonte.

3. Use e abuse das mídias sociais

De acordo com estudo da Attorney at Work, que entrevistou 302 advogados nos Estados Unidos, quase todos (96%) dos entrevistados disseram que utilizam a mídia social. LinkedIn foi classificado no topo, com 84% dos entrevistados dizendo que eles estão na plataforma. Mas o Facebook foi a plataforma social que mais gerou negócios (31%) contra o LinkedIn, com 27%. Aqui no Brasil não temos estudos semelhantes, mas a estimativa é que estejamos percentualmente próximos disso.

Se você está trazendo novos negócios ou quer ganhar autoridade como advogado, o Facebook e o LinkedIn podem ser os dois canais mais importantes em que todos os escritórios de advocacia devem estar presentes. Se tiver vídeos, não se esqueça de hospedá-los no Youtube e linká-lo com seu site e demais redes.

Tipos de conteúdo que podem ser compartilhados nas mídias sociais incluem:

• Apontar para avaliações positivas, vitórias (êxitos) e elogios: as avaliações podem ajudar um cliente em potencial a decidir se confiam ou não em você para lidar com o problema legal. O Google e o Facebook são considerados as principais fontes de revisão. Além disso, você pode compartilhar citações de seus clientes em um gráfico em seu feed de notícias de mídia social.

• Compartilhamento de conteúdo com informações úteis:compartilhe suas próprias postagens no blog e outras fontes confiáveis ​​para apoiar sua paixão e compromisso com a lei.

• Ilustrar o compromisso da sua empresa em retribuir à sua comunidade local: a mídia social é um ótimo lugar para compartilhar experiências de voluntários, mostrando sua dedicação à sua comunidade. Se você já exerceu advocacia pro-bono (sem remuneração) ou participou de alguma grande conquista social, talvez seja muito útil mostrar que você se preocupa com a sociedade, sem enxergar apenas o lucro.

• Responder a questões comuns relacionadas às suas áreas de atuação: FAQ é um ótimo lugar para começar postagens em blogs e postagens em mídias sociais. Você pode capturar perguntas frequentes de grupos do Facebook, por exemplo, e respondê-las gratuitamente. Uma transmissão ao vivo no Facebook também pode ser uma solução interessante para tirar as dúvidas mais comuns.

4. Use dados para refinar estratégias e aumentar os resultados

A medição ou mensuração de resultados é a chave para o sucesso de qualquer estratégia de marketing de uma firma de advocacia. A análise de marketing digital permitirá que você entenda melhor as origens de tráfego, as taxas de cliques e as taxas de rejeição. O Google Analytics pode ser ainda mais profundo para ajudá-lo também no refinamento da navegação no site.

Use o Google Analytics para refinar a estratégia de marketing
O Google Analytics pode parecer complicado, mas fornece informações cruciais.

O Google Analytics fornece dados valiosos sobre campanhas de pesquisa orgânica e paga. Além disso, mostra quais tópicos, anúncios ou layouts de sites geram os melhores resultados. A medição pode ajudá-lo a refinar as estratégias de marketing para repetir as abordagens vencedoras e parar as falhas, maximizando seu orçamento de marketing.

Essa costuma ser uma parte bem complicada para os profissionais do Direito gerenciar, afinal são métricas complexas e nem sempre compreensíveis. Talvez seja melhor consultar algum profissional especializado para que faça e interprete esses resultados para você.

5. Trabalhe continuamente o marketing jurídico

O marketing na Internet não é perene. Você não pode configurá-lo e esquecer. As coisas continuam a mudar, e a nova concorrência sempre estará se aproximando dos escritórios de advocacia mais bem classificados em qualquer área.

Esforços contínuos no marketing de escritórios de advocacia são vitais para ajudá-lo a não apenas construir táticas de marketing, mas também sustentar resultados. E tenha sempre em mente que esses resultados não surgem da noite para o dia: normalmente, eles são frutos de anos de construção, de muitos erros e alguns acertos estratégicos.

Mesmo os maiores especialistas em comunicação jamais terão uma solução pronta para você. Eles poderão aplicar estratégias e técnicas que já surtiram efeito em caso similares, mas é impossível prever se isso dará certo novamente. Falando por experiência própria, há vídeos que produzi tendo a certeza de que iria bombar na web e não alcancei nem 300 visualizações. Já outros, com menor expectativa de minha parte, bateram rapidamente a meta de 10 mil acessos.

O mais importante é nunca desanimar e sempre destinar algum tempinho na sua rotina concorrida para dedicar a ações de comunicação e marketing. Afinal de contas, se você não fizer isso, os clientes podem não chegar e aí você terá tempo de sobra para realizar outras atividades, não é?

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About Alveni Lisboa

Jornalista, especialista em marketing digital e SEO expert. Criador e redator do site Marketing para Advogados. Trabalha com comunicação voltada para escritórios de advocacia há 7 anos. Atua como consultor em Comunicação, redator SEO, gestor de sites e criador de conteúdo para mídias sociais.

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